Associação Recreativa e Cultural de Moreira - Rancho Infantil


O Rancho Infantil de Moreira da Maia, foi fundado em 1958, por um grupo de dois homens e algumas crianças, começando por funcionar em várias casas particulares, no lugar de Crestins, a sua primeira atuação foi feita no campo de futebol de Pedras Rubras, seguindo-se uma outra nas festas de Nossa Senhora do Bom Despacho, na Maia após este atribulado e não menos dinâmico início que dura cerca de um ano o Rancho Infantil cessa temporariamente a sua atividade, devendo-se ao facto de um dos fundadores e ensaiador Sr. Casimiro Albano, se encontrar ausente do País.
Em 1967 o Rancho Infantil, retoma a atividade graças à chegada do seu primeiro ensaiador e ao entusiasmo de muitas outras pessoas, ensaiam na parada do Quartel dos
Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia ao  ar livre e posteriormente, lhe é cedido um espaço pela Câmara Municipal da Maia, onde ainda hoje funciona.

Em 1973, o Rancho Infantil constitui-se em Associação Recreativa e Cultural de Moreira da Maia (Rancho Infantil) passa também a dispor para além do Folclore outras atividades tais como: teatro, escola de música e orquestra, etc.
Em Junho de 1982 o Rancho Infantil de Moreira da Maia é admitido como sócio efetivo da Federação de Folclore Português. Ao longo de todos estes anos inúmeras atuações foram feitas por este Rancho  por todo o Portugal e no Estrangeiro, representando o Folclore e a Cultura Moreirense e Maiata, sempre com bastante êxito. É o Rancho Infantil do Concelho da Maia o mais antigo, atualmente é constituído por 50 componentes, com várias idades.
Desde a sua fundação que vem desenvolvendo uma intensa ação de recolha etnográfica e divulgação, não tendo cessado de ampliar o seu reportório, bem como o enriquecimento dos seus trajes, todos eles de grande significado cultural.