Acessibilidades


A Vila de Moreira é, hoje, uma das mais progressivas freguesias do Concelhio da Maia. Atravessada por excelentes vias de comunicação, onde se realçam a Estrada Nacional 13, a A41, a VRI e duas linhas do Metro do Porto. A linha B (Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim) e a linha E (Estádio do Dragão – Aeroporto) servem as estações de Crestins, Verdes, Pedras Rubras, Botica e Aeroporto.

Com um tráfego anual de mais de 6 milhões de passageiros, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro fica, em parte, localizado em Moreira da Maia. Em 2013 foi considerado como o 3 º Melhor Aeroporto Europeu, pelo ACI (Airport Council International).

Também a freguesia é atravessada por linhas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, vulgarmente designada por STCP. A linha 601 faz o percurso Aeroporto – Cordoaria, a linha 602 tem a mesma origem e destino, mas efetua o seu percurso atravessando a freguesia, percorrendo as principais vias, sendo elas a Rua das Guardeiras, Rua Dr. Farinhote, Rua Cruz das Guardeiras e Rua Conselheiro Luís de Magalhães. Também a linha 604 serve a freguesia, através do seu percurso Hospital São João – Aeroporto, através da Via de Crestins.

Também de redes privadas de serviços de transportes rodoviários a freguesia está servida, sendo a Maia Transportes e a Resende Urbanos disso exemplo.